E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.

E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.
E.E.Japorã está buscando inovar suas metodologias sempre! Atividades diferenciadas contribuem para isto!

vc é minha visita nº

Exerc. L.P.

Várias fontes: Nada é de minha autoria.



 Grafia de palavras escritas com ch/x


TEXTO 17 – Grafia de palavras escritas com ch/x (texto para ditado)
A chuva mal tinha passado e as crianças já estavam brincando na enxurrada. Era esse o grande suplício das mães, pois não era fácil enxugar as roupas com aquele tempo. Principalmente as colchas grossas das camas. Pior ainda era a tosse que invadia as crianças depois. Não havia xarope que chegasse!
As mães prometiam nunca mais deixar as crianças brincarem na faixa de terra em frente das casas, mas quando caía novamente a chuva, as crianças reuniam-se em frente da peixaria e pulavam de cima de um caixote, dentro da enxurrada.


 Grafia de palavras escritas com ch/x


TEXTO 17 – Grafia de palavras escritas com ch/x (texto para ditado)
A chuva mal tinha passado e as crianças já estavam brincando na enxurrada. Era esse o grande suplício das mães, pois não era fácil enxugar as roupas com aquele tempo. Principalmente as colchas grossas das camas. Pior ainda era a tosse que invadia as crianças depois. Não havia xarope que chegasse!
As mães prometiam nunca mais deixar as crianças brincarem na faixa de terra em frente das casas, mas quando caía novamente a chuva, as crianças reuniam-se em frente da peixaria e pulavam de cima de um caixote, dentro da enxurrada.

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Grafia de palavras escritas com z/s (com som de zê); s/c/ç (com som cê)


TEXTO 18 – Grafia de palavras escritas com z/s (com som de zê);  s/c/ç (com som de cê). Texto para ditado.
No zoológico, o garoto encantou-se com uma cutia. Fez amizade com ela e até pôde sentir na mão o focinho frio do bicho. Logo enjoou da novidade. Então, quis um pirulito que um homem vendia num enorme tabuleiro. Depois, começou a correr pelas ruas do zoológico, fazendo estripulia. De repente, desapareceu. A mãe pegou a mochila do garoto e foi procurá-lo. Achou-o tentando jogar pedrinhas na goela de um hipopótamo.

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Exercícios – Concordância nominal (com gabarito)

1- Nas frases abaixo, faça a concordância com as palavras entre parênteses.
a-  Escolheu ____________ hora e momento para sair. (péssimo)
b- Comprou ____________ revistas e livros na feira. (novo)
c- Ganhou _____________ quadros e livros. (moderno)
d- Respondia com gesto e expressão ______________. (irônico)
e- Possuía simplicidade e franqueza _____________. (raro)
f- Considerou ___________ a sentença e o argumento. (decisivo)
g- Comeu peixe e banana ___________ . (maduro)
h- Trouxeram cerveja e lombo ___________. (assado)
i- _____________ o colégio e a faculdade. (estava fechado)
j- _____________ a aluna e o aluno. (parecia calmo)

2- Complete convenientemente com as palavras entre parênteses:
a- Muito ____________, disse a mulher. (obrigado)
b- Os alunos ____________ leram suas redações. (mesmo)
c- ___________ ao processo estão as cópias dos relatórios. (anexos)
d- Os vigias mantinham-se ____________. (alerta)
e- Ela ___________ desconfiada. (meio)
3- Complete convenientemente com as palavras entre parênteses:
a- Essa água é __________. (bom)
b- Pimenta é __________ para tempero. (bom)
c- A entrada é _________. (proibido)
d- Entrada é __________. (proibido)
e- Era meio-dia e __________. (meio)
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Gabarito
1- a- péssima                             b- novas
c- modernos                        d- irônicos / irônica
e- raras / rara                      f- decisivos / decisiva
g- madura                           h- assado
i- Estava fechado / Estavam fechados          j- Pareciam calmos / Parecia calma
2- a- obrigada       b- mesmos       c- Anexas       d- alerta       e- meio
3- a- boa        b- bom        c- proibida        d- proibido        e- meia
…………………………………………………………………………………………………
Fonte: Associação Pré UFMG – Módulo II



Como evitar repetição: Coesão e coerência.  Frag. (Millôr Fernandes).


A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende aves abatidas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou bem a galinha, puxou a pele da nuca da galinha, passou a mão em baixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha, enfiou o dedo no fiofó da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse pro vendedor: "Não presta.'' Aí o vendedor olhou pra ela e disse: "Também, madame, num exame assim nem a senhora passava." Moral: A gente não deve cafucar demais a história.


A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende aves abatidas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. A mulher a olhou bem, puxou a pele da nuca dela, passou a mão em baixo das asas da penosa, apalpou-a no peito, alisou as coxas da bichinha, enfiou o dedo no fiofó da coitada e depois tornou a colocá-la na banca e disse pro vendedor: "Não presta.'' Aí o vendedor olhou pra ela e disse: "Também, madame, num exame assim nem a senhora passava." Moral: A gente não deve cafucar demais a história.



A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende aves abatidas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou bem a galinha, puxou a pele da nuca da galinha, passou a mão em baixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha, enfiou o dedo no fiofó da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse pro vendedor: "Não presta.'' Aí o vendedor olhou pra ela e disse: "Também, madame, num exame assim nem a senhora passava." Moral: A gente não deve cafucar demais a história.



Devem substituir a substantivo GALINHA, por sinônimos ou pronomes.


EXERCÍCIOS COM AS LETRAS "X" E "CH"
Complete as lacunas com as palavras abaixo do texto.
Deverás escolher se a palavra é escrita com "x" ou com "ch

Estava terminando a aula quando começou a--------------- .   Fiquei até com medo que acontecesse uma -------------------- aqui no bairro! Tive que sair da escola correndo, pois quando eu----------------------    meu --------------------- da--------------------- , ele estava estragado.  Corri muito, mas fiquei com a roupa------------------------------ .  Alguns-------------------------- , na rua, falaram coisas engraçadinhas pra mim, me deu vontade de----------------------  todo mundo... mas a minha educação não--------------------------- !! Bah... educação é tudo na vida da gente!
Além de correr da-----------------------, tinha que-----------------------  em casa em tempo de colocar o -------------------------- na rua.  Minha mãe-------------------------  a ------------------ da porta----------------------  do------------------------ , pois a ------------------------ da porta estava estragada e só tínhamos uma -------------------- sobrando.
Entrei em casa praticamente voando, dei uma------------------  no botijão de gás que estava na cozinha, mas consegui pegar o saco de---------------------  e colocá-lo na--------------------- , antes do caminhão chegar. UFA! Depois de tudo isso, só me restava fazer um bom------------------------- , tomar uma--------------------  e me-------------------  no meu lar.
Saí do banho, me ------------------------ bem, coloquei uma roupa bem confortável e quentinha, calcei meus  --------------------------- e fui até o fogão aquecer uma-------------------------  para preparar meu --------------------. Quase  ----------------------esperando a --------------------- começar a--------------------- . 
-------------------------------minha cuia de erva, coloquei água bem quentinha e me sentei no sofá... só assim pude ---------------------- de verdade.
Um abraço a todos e todas e... até minha próxima aventura!

chover ou xover - enchente ou enxente - puchei ou puxei - guarda xuva ou guarda chuva - moxila ou mochila - encharcada ou enxarcada - cheretas ou xeretas - chingar ou xingar - deixou ou deichou - xuva ou chuva - chegar ou xegar - licho ou lixo - deixou ou deichou - xave ou chave - embaixo ou embaicho - capaxo ou capacho - fexadura ou fechadura - chave ou xave - peichada ou peixada - licho ou lixo - licheira ou lixeira - chichi ou xixi - duxa ou ducha - aconchegar ou aconxegar - enxuguei ou enchuguei - xinelos ou chinelos - chaleira ou chaleira - chimarrão ou ximarrão - cochilei ou coxilei - xaleira ou chaleira - chiar ou xiar - enchi ou enxi - relachar ou relaxar.



Exercícios: mau, mal/ há, a/ onde, aonde

Mal x bemmau x bom
Como empregar?
O Há pode ser ultilizado com função de tempo decorrido:
Ex:  dois meses, eu o vi no aeroporto de Guarulhos.
Por isso não se pode usar “atrás” – tornando a frase um pleonasmo, pois o  e o atrás têm o memso significado (tempo decorrido).
 também pode ser utilizado no sentido de Existir
Ex:  dois rapazes ali!
Poderia ficar: Existem dois rapazes ali.
A é ultilizado na função de ARTIGO. Artigo é a palavra que antecede o substantivo, podendo ser definido(o, a, os, as) ou indefinido (um, uma, uns, umas).
MAL é o contrário de BEM e MAU o contrário de BOM.
Mal pode aparecer como:
 Advérbio - Neste caso ele é invariável – O jogador foi mal recebido.
-  Substantivo - Varia em número – Há males que vêm para o bem.
Mau ocorre como:
-  Adjetivo - Varia em gênero e número – Não eram maus alunos, somente tinham dificuldade em assimilar.
-  Palavra substantivada - Os bons vencerão os maus.
Onde = “em que lugar”. Indica permanência, lugar sem movimento.
Aonde = “a que lugar”, “para que lugar”. É usado com verbos de movimento.
Ex:
Onde estão as chaves? (Em que lugar estão as chaves?)
Aonde você vai?  (A que lugar você vai?)
A mesma regra aplica-se em frases que não sejam interrogativas e nas quais “onde” e “aonde” têm um valor de pronome relativo.
As chaves estão no mesmo lugar onde sempre ficam. (= no lugar em que)
O lugar aonde vou não te diz respeito. (= ao qual)
Exercícios
1-      Complete as lacunas com mau ou mal, corretamente:
a)      O aluno …… vai ….. na prova.
b)      Mas que sapato …… feito!
c)      O lobo ….. foi …… educado.
d)     Ela foi ….. em todas as provas.
e)      Procure nunca fazer o ……., para não se tornar um ….. homem.
2-      Complete com  ou a:
a)      O livro chegou ….. um mês?
b)      ….. dias ele está viajando?
c)      Partirei daqui ….. uma semana.
d)     Não tiro férias há muito tempo.
e)      Daqui ….. três dias, verei um amigo que conheço ….. vinte anos.
3- Utilize onde ou aonde:
a)      Não sei mais ……. te procurar.
b)      Já fui diversas vezes ao lugar ……. você irá.
c)      …… estou?
d)     …… você quer chegar?
e)      …… você estava?
f)       …… você irá?
g)      …… você mora?
h)      …… você reside?
i)        Esta é a casa …… moro.
j)        Aquela é a escola …… irei.
Fonte: Material Didático Unificado
Gabarito
1-
a- mau, mal
b- mal
c- mau, mal
d- mal
e- mal, mau
2-
a- Há,      b- há,     c- a,     d- há,     e- a, há
3-
a- onde
b- aonde
c- onde
d- aonde
e- onde
f- aonde
g- onde
h- onde
i- onde
j- aonde

 Fonte www.sandralamego.com/gramatica/exercicios-mau-mal-ha-a-onde-aonde/#ixzz2B7bl4waL

Um comentário:

Ei,... psiu!

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