E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.

E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.
E.E.Japorã está buscando inovar suas metodologias sempre! Atividades diferenciadas contribuem para isto!

vc é minha visita nº

quarta-feira, 28 de março de 2012

VALORIZAÇÃO DO PROGRAMA: TOSCO EM AÇÃO.



Professores Coordenadores de turmas que desenvolverão o projeto Tosco na sala de aula, aqui está o arquivo sobre a valorização, deem uma olhada.
Coordenadora de área Maurina A. de Lima Pientka. 




PROJETO TOSCO EM AÇÃO
PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO

Intervir no contexto social, provocando reflexão e mudança, é papel não só da escola, mas de todo cidadão.  O Programa de Valorização do Projeto Tosco em Ação visa destacar e valorizar as ações práticas de intervenção desenvolvidas pelas escolas e professores, na busca por soluções para problemas enfrentados pela própria escola, por alunos e comunidade do seu entorno, no que diz respeito à violência.


Do Programa de Valorização poderão participar o Coordenador de Língua Portuguesa e coordenador do Projeto na escola, os professores que aplicarão o projeto em sala de aula e alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 1º Ano do Ensino Médio. A equipe gestora da escola (Diretor, Diretor adjunto, Coordenador Pedagógico, Coordenador de Área de Matemática e Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos) participa enquanto escola, não sendo necessário, entretanto, responder à pesquisa prevista no programa.

O Programa consta de uma série de tarefas, cujo cumprimento mínimo de 80% (oitenta por cento) delas, confere o direito de participar do sorteio dos prêmios pré-estabelecidos.
A avaliação do programa será feita pela Secretaria de Estado de Educação em conjunto com a Editora Alvorada.

PRÊMIOS
1.    PROFESSORES MULTIPLICADORES (Coordenadores de Língua Portuguesa das escolas, que participaram da ação de formação em Campo Grande e são os Coordenadores do Projeto, nas escolas).
·       1 Viagem para Parati com acompanhante. Voo e estadia meia pensão. 
·       1 Tablet (Sansung Galaxy)

2.    PROFESSORES APLICADORES (Professores que aplicarão o projeto em sala de aula)
·       1 Viagem para Parati (sem acompanhante). Voo e estadia meia pensão.
·       2 Tablets (Sansung Galaxy)
·       2 Net books

3.    ALUNOS (das turmas participantes do projeto, definidas pela Secretaria de Estado de Educação do MS).
·       Melhor Rap – Grava vídeo clipe
·       Melhor Teatro – Produz e grava a peça
·       Melhor História – Edita e imprime 5.000 gibis
 4.  ESCOLA 
·       1 Sala Multimídia (lousa digital, som, aparelho DVD, televisão,
data show, tela de projeção).
·       2 Kits Bolas e Uniformes
·       2 Kits Caixa/Microfone
Participarão do sorteio as escolas que, no conjunto, apresentarem o melhor desempenho na aplicação do projeto (cumprimento integral das tarefas, maior número de professores aplicadores, maior quantidade de professores e alunos respondendo as pesquisas pré e pós Tosco), atingindo 80% ou mais de cumprimento das tarefas.

AÇÕES E PONTUAÇÃO – PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO

AÇÃO
PONTUAÇÃO

Envio do Plano de Ação

O Plano de Ação é um documento base, onde serão registradas informações sobre as turmas participantes, quantitativo de alunos envolvidos, a equipe gestora do Projeto e as ações a serem desenvolvidas ao longo de sua operacionalização, dentre outras. Por essa razão tem uma das mais altas pontuações no Programa de Valorização.

O arquivo do Plano de Ação será enviado via e-mail e disponibilizado na fan page do Tosco, no aplicativo Downloads (https://www.facebook.com/livrotosco?sk=app_112190812172796). Basta preenchê-lo e enviar eletronicamente para a Secretaria de Estado de Educação e para Editora Alvorada (tosco@editoraalvorada.com.br), até o final do mês de março/2012.



50 pontos

Envio de Documentário Fotográfico

Postar, na fan page do Tosco (www.facebook.com/livrotosco) no mínimo 5 conjuntos com 10 fotos cada (dez pontos para cada documentário). Não esquecer de assinar as fotos e informar a escola e o município. As fotos ficarão disponíveis em nosso álbum, também na fan page.

O Projeto passa por várias fases: divulgação/mobilização da escola e comunidade, formação dos professores e equipe da escola, implantação/atividades com alunos e comunidade, conclusão/avaliação. Assim, é interessante que a escola documente cada fase através de fotos e faça a postagem das mesmas na rede, enviando e-mail de confirmação da postagem.

É possível também, postar no perfil pessoal no facebook, criando álbuns separados e compartilhando o álbum ou a foto na fan page do tosco. Importante sempre identificar a escola e a etapa, no álbum.

As postagens serão tabuladas.


50 pontos
Preenchimento da Pesquisa pré, por 100% dos professores envolvidos no Projeto

O preenchimento da pesquisa será feito diretamente na rede, portanto eletronicamente. Será auto-explicativo, o que torna mais fácil a ação. Todos os professores citados no Plano de Ação deverão preenchê-lo, para que se totalizem os 100% requeridos.

Para tal é necessário:
1.       Acessar (www.editoraalvorada.com.br/livrotosco) e fazer o cadastro;
2.       Para efetuar o cadastro, será necessário o nome, e-mail, senha de escolha pessoal e senha de acesso (que será enviada nos próximos dias).

É de grande relevância no projeto, razão por ter alta pontuação.

Deve ser respondido até o final de março/2012.

Qualquer valor abaixo de 100% e acima de 80% receberá 20 pontos.


50
Preenchimento da Pesquisa pré, por no mínimo 70% dos alunos envolvidos no Projeto

O preenchimento da pesquisa dos alunos também será feito diretamente na rede, eletronicamente. Será auto-explicativa, facilitando sua realização. Todos os alunos, de todas as turmas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e do 1º Ano do Ensino Médio deverão respondê-la.

Sugestão:

·     Defina um professor responsável pela pesquisa dos alunos para cada turma participante do Projeto. Esse professor deverá conduzir os alunos até a Sala de Tecnologia, prestar as orientações necessárias e deixar que os alunos respondam livremente o questionário. Será necessário apenas um tempo de aula para essa atividade. Em testes realizados, o tempo médio de resposta à pesquisa foi de 20 minutos.
·     Dentre as orientações a serem prestadas aos alunos, destacamos:
- Eles irão participar de uma pesquisa que está comprometida com normas éticas e, por isso, será garantido absoluto anonimato. Não existe maneira de identificar quem respondeu o questionário.
- O aluno pode sentir-se livre para abrir o coração e falar o que pensa de verdade, sem medo.
- Esclarecer que as respostas serão colocadas em um banco de dados e serão transformadas em números e porcentagens. Ex: 30% dos adolescentes tem a seguinte opinião sobre...
- Que é muito importante ser verdadeiro e não se preocupar se a resposta ficou “bonita”.

Pelo menos 70% do número total de alunos envolvidos no Projeto (informado no Plano de Ação) deverão preenchê-lo, para que se alcance a pontuação máxima.

(qualquer valor abaixo de 70% e acima de 50% receberá 20 pontos)


50
Foto do momento da capacitação realizada na escola, com identificação dos participantes

Segundo o Cronograma de Atividades, a capacitação da equipe da escola pode ocorrer entre a 2ª e 4ª semanas de março/12.

Fotografe esse momento e poste suas fotos na fan page do Tosco: www.facebook.com/livrotosco no ícone foto – escolha a opção enviar foto.

Você pode também postar no seu perfil, criando álbuns separados e compartilhando o álbum ou a foto na fan page do Tosco. Atentar para sempre citar o nome da escola e município.


10
Vídeo com evento onde se possa constatar participação de alunos envolvidos no projeto

A elaboração de vídeos (eventos, atividades dos alunos, etc.) é uma atividade interessante de ser explorada e costuma despertar grande interesse entre os alunos, que poderão usar os recursos do movie maker na produção dos mesmos. Os vídeos poderão ser postados a qualquer momento do Projeto, no Youtube e compartilhado no seu perfil e na fan page do Tosco (http://www.facebook.com/livrotosco).

Ao postar, enviar e-mail para tosco@editoraalvorada.com.br  informando.

Atentar para sempre citar o nome da escola e município.


30
Participação no processo de avaliação do Projeto via chat ou fórum

A primeira reunião via fórum ou chat ocorrerá no mês de abril/2012.

É importante a participação das escolas, pois é um momento para troca de experiências além da eliminação de eventuais dúvidas.

Será divulgado o dia e horário dessa ação.

30
Realizar no mínimo 100 postagens por mês na rede do TOSCO (10 pontos por mês)

Após a entrega do livro para os alunos, prevista para a 5ª semana do Projeto (02 de abril) a escola deverá ter, entre professores e alunos, no mínimo 100 postagens por mês nas fan pages.

Mobilize os alunos!
Eles poderão ser grandes aliados nessa tarefa, pois é algo que gostam muito de fazer. Poderão ser postados: vídeos, fotos, depoimentos, notícias, etc. na fan page do Tosco ( www.facebook.com/livrotosco).

Atentar para sempre citar o nome da escola.


30
Vídeo depoimento do Diretor da Unidade Escolar a respeito do projeto e seu desenvolvimento

Faça um vídeo curto, onde o Diretor da Escola dê um panorama geral da aplicação do projeto, destacando: quantidade de alunos envolvidos, receptividade dos alunos e professores, participação dos pais e comunidade e atividades que estão sendo desenvolvidas, além das mudanças percebidas nos alunos e na escola como um todo.

Esse vídeo deve ser postado no Youtube e compartilhado na fan page do Tosco ( www.facebook.com/livrotosco).

Atentar para sempre citar o nome da escola e município.


20
Vídeo depoimento de, no mínimo, dois integrantes da comunidade,  a respeito do projeto

Faça um vídeo, onde pelo menos dois integrantes da comunidade (preferencialmente aluno e pais), possam dar depoimento da experiência pessoal com o livro e o Projeto Tosco: emoções, sentimentos, reflexos/mudanças produzidas na vida pessoal e familiar, etc.

O vídeo deve ser postado no Youtube e compartilhado na fan page do Tosco ( www.facebook.com/livrotosco).


Atentar para sempre citar o nome da escola e município.

20
Foto do cronograma do projeto de atividades fixado em algum lugar da escola

Entregues na Formação, os cronogramas de ação tem por objetivo orientar e servir como parâmetro na aplicação do projeto. Expostos, dão visibilidade às ações e funcionam como lembrete, além de “organizar” o trabalho.

Defina os melhores locais para afixar os cronogramas e fotografe-os. As fotos podem ser postadas na rede (www.facebook.com/livrotosco ícone foto – escolha a opção enviar foto)  em qualquer momento do projeto.

 Você pode também postar no seu perfil, criando álbuns separados e compartilhando o álbum ou a foto na fan page do Tosco. Atentar para sempre citar a cidade e o nome da escola e município.


10
Foto de algum evento relacionado ao projeto que tenha envolvido a comunidade

O envolvimento da comunidade é importante para assegurar o sucesso do projeto e dar mais abrangência ao mesmo, ampliando suas possibilidades e benefícios. Envolva os vários segmentos da escola e os pais, convide alguns órgãos de seu município, como Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Adolescência, etc.

Faça o registro fotográfico desses momentos e poste suas fotos na fan page do Tosco. A postagem pode ser feita em qualquer momento do projeto. Atentar para sempre citar a cidade e o nome da escola e município.


20
Preenchimento da Pesquisa pós, por 100% dos professores envolvidos no projeto

A pesquisa pós Tosco é vital para aferir os resultados do projeto. Seu preenchimento será feito eletronicamente, através  de: www.editoraalvorada.com.br/livrotosco  onde serão também postados lembretes sobre essa ação.

Todos os professores relacionados no Plano de Ação precisam preencher a pesquisa, que está prevista para a 15ª semana do projeto (encerramento).

Qualquer valor abaixo de 100% e acima de 80% receberá apenas 20 pontos.


50
Preenchimento da Pesquisa pós, por no mínimo 70% dos alunos envolvidos no projeto

A pesquisa pós Tosco é vital para aferir os resultados do projeto. Seu preenchimento será feito eletronicamente, através de:  www.editoraalvorada.com.br/livrotosco

Processo muito simples, pois é autoexplicativo.

Sugestão:

·         A exemplo da pesquisa pré Tosco, defina um professor para ficar responsável por essa ação junto a cada turma. O professor acompanhará a mesma até a Sala de Tecnologia e prestará as orientações necessárias. Basta uma aula para essa atividade.

·         Faça um cronograma, tornando mais visível e organizada essa ação, já que todas as turmas usarão a Sala de Tecnologia.

Todas as turmas participantes, citadas no Plano de Ação, precisam responder à pesquisa, que tem a mais alta pontuação, em função de sua importância no projeto.

Prevista para a 15ª semana, é a ação que encerra o projeto, junto aos alunos.

Qualquer valor abaixo de 70% e acima de 50% receberá apenas 20 pontos.


50
Foto de sala de aula onde se possa ver alguma ação relacionada ao projeto: mural, cartazes, etc.

O trabalho em sala de aula, junto aos alunos, é o ponto alto do projeto. Durante a Formação foram evidenciadas muitas formas de aplicação, explorando as mais diferentes linguagens (música, teatro, dramatização, artes plásticas, etc.). Certamente na escola foi enriquecido com outras possibilidades, sugeridas pelos professores.

Registre esses momentos e poste suas fotos na fan page do Tosco. Pode também fazer álbuns!

A postagem pode ocorrer em qualquer momento do projeto.


10
Lembrete

A escola que atingir 80% dos pontos previstos no Programa de Valorização estará apta a participar do sorteio dos prêmios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Ei,... psiu!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br