Conteúdo: Substantivos Coletivos.
Habilidades:
à Empregar adequadamente, as notações léxicas nos textos em estudo.
àReconhecer o emprego dos sentidos da palavra.
Descritores:
àD 11: Inferir o significado de uma palavra ou expressão em um texto.
àD 29: Reconhecer o efeito de sentido do uso de palavras ou expressões.
Estratégia: ACHE O PAR – jogo do coletivo.
Preparar dois tipos de fichas – uma com o conjunto de um determinado elemento ex: conjunto de livros, outra com o nome do substantivo coletivo: acervo. Todas as fichas devem estar com o seu par em uma ficha menor, sendo que a maior deve ter um encaixe que dê para encaixar o par certo. O professor deve trabalhar o conteúdo anteriormente e depois fazer a ação lúdica com o jogo para memorização. Chega na sala e separa as duas fichas. Divide a sala em dois grupos e entrega para um grupo a ficha maior com o nome do conjunto e para o outro grupo as fichas menores com o coletivo (uma ficha para cada aluno). Logo em seguida um grupo procura o seu par no outro grupo. Ao final, a professora trabalha dupla por dupla, questionando a turma se a dupla apresentada está com o par correto. Deve ter fichas diferentes para fazer ao menos duas rodadas.
OBS: Deve atentar-se para separar antes, o número de fichas para o número exato de alunos, para que os pares estejam em consonância.
Esta ação se repetirá sempre, onde e quando houver necessidade.
Recursos: Fichas maiores e fichas menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário