E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.

E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.
E.E.Japorã está buscando inovar suas metodologias sempre! Atividades diferenciadas contribuem para isto!

vc é minha visita nº

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudí-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."


Carlos Drummond de Andrade.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OBJETIVOS GERAIS do P. C.A de LP e M.

 Colaborar para a construção de novas formas de conhecimento no ambiente escolar, respaldadas no trabalho cooperativo, crítico e criativo, com ênfase na aprendizagem baseada na aquisição do saber.

 Orientar e acompanhar, planejamentos e trabalhos desenvolvidos pelos professores.

 Propiciar momentos de reflexão sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, discutindo teorias e práticas que fundamentem o trabalho docente voltado para o aprendizado significativo.

 Desenvolver um trabalho de maneira ética e eficaz na integração e articulação de atividades voltadas para o aprendizado do aluno.

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS EM 2012 pelo programa C.A, L.P e M.

• Ministrar formação continuada aos professores da educação básica e suas modalidades.
• Inserir dados e atualizar o Sistema de Pesquisas Educacionais/SED, visando ao desenvolvimento e funcionalidade do Programa Além das Palavras e dos demais programas e projetos desenvolvidos na escola sob acompanhamento da coordenação pedagógica e direção;
• Estimular a equipe da unidade escolar na elaboração do Planejamento, numa perspectiva interdisciplinar, fornecendo subsídios para prática pedagógica nos componentes curriculares/disciplina de Língua Portuguesa.
• Estimular a criação de canais de comunicação entre docentes, unidades escolares e Secretaria de Estado de Educação no que tange a sua área de atuação;
• Elaborar e divulgar cronograma de atividades, em consonância com a direção escolar e coordenação pedagógica;
• Diagnosticar, acompanhar e avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes na unidade escolar, nos componentes curriculares/disciplina de Língua Portuguesa.
• Acompanhar o desenvolvimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas, em articulação com os profissionais da Educação Especial.
• Assessorar, orientar e intervir permanentemente na prática docente, nos componentes curriculares/disciplina de Língua Portuguesa, em articulação com o coordenador pedagógico;
• Promover a troca de experiências da prática pedagógica, bem como a integração entre os docentes da Educação básica e suas modalidades, dentro do contexto dos componentes curriculares/disciplina de Língua Portuguesa.
• Coletar dados e informações sobre as ações desenvolvidas na escola, no que tange aos componentes curriculares/disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e encaminhá-los à SED, quando solicitado, respeitando os prazos estabelecidos;
• Analisar e divulgar o índice de desempenho acadêmico dos estudantes, conjuntamente com a direção escolar e coordenação pedagógica;
• Propor metodologia diversificada de acordo com o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino, Programa Além das Palavras e demais programas e projetos contemplados no Projeto Político-Pedagógico de cada unidade escolar, visando à melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes;
• Realizar com apoio do coordenador pedagógico o acompanhamento sistemático do corpo docente em sala de aula, com vistas a diagnosticar as dificuldades encontradas junto ao componente específico por área;
• Promover a socialização das informações com a coordenação pedagógica, direção escolar e corpo docente;
• Articular com a direção escolar a viabilização de recursos técnicos e pedagógicos, que auxiliem o professor na prática pedagógica dos componentes curriculares/ disciplina de Língua Portuguesa.
• Acompanhar as videoconferências pertinentes à área de atuação, quando solicitado;
• Sugerir atividades dentro do contexto dos componentes curriculares/disciplinas específicos, utilizando como base o Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino no Programa Além das Palavras e nos demais programas e projetos definidos no Projeto Político-Pedagógico de cada unidade escolar, quando for o caso;
• Articular a comunicação entre coordenação pedagógica, professores e monitores da unidade escolar, quando for o caso.
fonte (sed)

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA C.A.LPe M.

 Colaborar para a construção de novas formas de conhecimento no ambiente escolar, respaldadas no trabalho cooperativo, crítico e criativo, com ênfase na aprendizagem baseada na aquisição do saber.

 Orientar e acompanhar, planejamentos e trabalhos desenvolvidos pelos professores.

 Propiciar momentos de reflexão sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, discutindo teorias e práticas que fundamentem o trabalho docente voltado para o aprendizado significativo.

 Desenvolver um trabalho de maneira ética e eficaz na integração e articulação de atividades voltadas para o aprendizado do aluno.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


 Melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes.

 Melhorar o rendimento escolar dos estudantes.

 Subsidiar e acompanhar a pratica docente, por meio de capacitação e assessoramento aos professores.

 Sistematizar e consolidar o processo de ensino e de aprendizagem.

 Contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências definidas no Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino no que tange aos componentes curriculares/ disciplinas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, no Programa Além das Palavras e nos demais programas e projetos afins definidos no Projeto Político-Pedagógico de cada unidade escolar.

 Promover a melhoria da aprendizagem dos estudantes em todos os componentes curriculares/disciplinas por meio de ações pedagógicas interdisciplinares que possibilitem o acesso ao conhecimento, à cultura, à ciência, à tecnologia e ao mundo do trabalho.

 Estimular a promoção e execução de situações inovadoras que contribuam para a efetividade do processo de ensino aprendizagem dos estudantes.

 Promover o enriquecimento do currículo proposto para a Rede Estadual de Ensino, com vistas ao atendimento às especificidades de cada unidade escolar.

 Fomentar, no âmbito das unidades escolares, o desenvolvimento de projetos de leitura e produção textual e Educação Financeira.

 Contribuir para redução da evasão escolar e para o aumento da audiência na educação básica e suas modalidades, possibilitando o acesso ao conhecimento e à cultura.

 Monitorar o desempenho acadêmico dos estudantes.

VISÃO do P. C. de Área.

A implementação do Projeto de Coordenação de Área para os componentes curriculares/disciplinas de Língua Portuguesa e matemática na unidade estadual de Ensino da EE.japorã, por meio de ações inovadoras, da valorização, do respeito e do cumprimento dos preceitos legais da educação e da ética, busca contribuir para a qualidade do ensino e aprendizagem, através de ações que possibilitem a práticas pedagógicas que emitam resultados em aprendizagem e respeitem a diversidade do cidadão.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Ei,... psiu!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br