E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.

E.E.Japorã. Coordenação de Área faz a diferença.
E.E.Japorã está buscando inovar suas metodologias sempre! Atividades diferenciadas contribuem para isto!

vc é minha visita nº

terça-feira, 29 de outubro de 2013

ATIVIDADES COM TEXTOS HUMORÍSTICOS

Texto 1)  

PULGA SONHADORA

Duas pulgas conversando:
__ O que você faria se ganhasse na loteria?
A amiga responde, com ar de sonhadora:
__ Eu comprava um cachorro só para mim.

Brasil Almanaque de Cultura popular, nº 61, abr.2004 


Texto 2)

 BEM EXPLICADO

Dizem que esta se deu em casa de conhecida, rica e antiga família paulista.
Tendo enviuvado o Cel. Eulálio, deixou lhe a esposa três filhinhos.
Mais tarde casou-se com a viúva D. Eugênia, mãe de três pimpolhos.
Do segundo casamento tiveram mais dois filhos.
Certo, dia ao entrar em casa, ouviu o berreiro dos dois menores e perguntou à esposa:
__Que aconteceu lá dentro.
__Nada demais: teus filhos e meus filhos estão batendo em nossos filhos.

Cornélio Pires. Mixórdia: contos, anedotas. são Paulo: Companhia Editora Nacional.


Responda as questões relacionadas aos textos lidos acima.

1) O que provoca humor no texto 1?

a) Duas pulgas conversando.
b) Pulgas sonhar em ganhar na loteria.
c) O fato de a pulga ter um sonho de consumo como se fosse ser humano.
d)A pulga sonhar com algo impossível.

R: C -  D16 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

2) Em que fator podemos comparar as duas anedotas.

a) O tema apresentado por ambas.
b) O elemento-surpresa no final da história.
c) A linguagem dos personagens.
d) O desfecho esperado para a história.

R: B - D19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. 

3) Qual o tema que faz referência ao texto 2?

a) Sonho de consumo.
b) Amor e convivência.
c) Casamento de viúvos.
d) Família.

R: D  D6 – Identificar o tema de um texto. 

4) O texto 1 trás uma linguagem contemporânea,  enxuta, com frases curtas. Identifique a linguagem do texto 2 analisando também o tipo de personagens.

a) Arcaica/formal.
b) Coloquial/informal.
c) Gíria/informal.
d) Jornalística/formal.


R: A - D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei,... psiu!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br