Conteúdo: Figuras de Linguagem
Objetivo: Aumentar a
motivação dos alunos pela aprendizagem, buscando ensinar através do lúdico.
Os alunos do 9º Ano B
vespertino, participaram da aula diversificada, com motivação. Depois de
apresentar o conteúdo à turma a Professora Maria Aparecida e a coordenadora de
Área de Língua Portuguesa levaram o jogo , pista de corrida, e trabalharam o
conteúdo com os estudantes de forma dinâmica. Todos participaram ativamente da
atividade.
Descrição do jogo:
Foram desenvolvidos
três painéis com três pistas cada, onde cada pista é dirigida por um
representante de um grupo que pode ser composto por um número variável de
alunos, dependendo do número de alunos por turma. Frases também foram
classificadas, digitadas, recortadas e coladas em fichas para que sejam
sorteadas e classificadas pelo grupo da vez, que acertando a resposta anda uma
casa, e o grupo que chegar ao final primeiro ganha a corrida das palavras,
ganhando alguma pontuação. Cada palavra referenciada pelos grupos deve ser
comentada e trabalhada pelo professor, o grupo acertando ou não. Nesta aula foi
trabalhado Figuras de linguagem, para que os alunos compreendessem melhor a
linguagem conotativa. Podemos ainda adequar a outros conteúdos trocando apenas
as fichas que ficam soltas e encaixadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário